Tela de Projeção
Eletrônicos

Tela de Projeção


Com muito sacrifício conseguiu comprar o tão sonhado projetor de imagem de alta definição para Home Theater, pois nos últimos anos, com a digitalização e avanço da tecnologia, fez com que o preço caísse, ficando mais acessível. Agora onde projetar? Na parede branca? Num lençol branco? Plástico branco? Será que vale a pena gastar mais um pouco e comprar uma tela de projeção? Existe diferença de uma para outra? Influencia na qualidade da imagem? ...? Afinal só ????? Então vou dar uma pequena explicação para que possa ajudar a reduzir as interrogações.

Existem variedades de telas e para aplicações diversas, mas aqui darei ênfase à instalação doméstica de Projetor para Home Theater, de projeção frontal.

Formato da Tela

A relação de aspecto do formato ideal para Home Theater é de 16:9 (wide-screen) ou então para quem tem condição financeira, 2.39:1 (CinemaScope). Existem de 4:3 que é o formato de TV padrão, para quem tem projetor com formato no mesmo padrão ou multimídia. O quadrado de 1:1 é normalmente usado para apresentação de dados (datashow) e retroprojetor (overhead projector).


Tipo de Tela

Fixa: Montada numa moldura para ser fixa na parede.

Retrátil Manual: É barata e de fácil manuseio, pois é só puxar com a mão. Disponível em tela tensionada que tem armações que mantêm a tela firme e esticada e não tensionada, sem armação, que fica mais suscetível a ocorrer irregularidade na tela.

Retrátil Elétrica: É similar ao manual, mas o movimento de sobe e desce da tela é realizado por um motor elétrico, acionado por um interruptor, controle remoto ou então automático pelo acionamento do projetor, se tiver um interface de controle. Também disponível em tensionada e não tensionada. Encontradas em modelos para montar na parede, no teto ou embutida no teto.

Portátil: É recomendada somente quando não é possível utilizar as opções acima, porque o ambiente não permite. Coloca-se somente na hora de utilizar o projetor. Existem variedades de modelos, podendo ser retrátil ou simplesmente enroladas (como mapa), manual ou elétrica, penduradas ou presas em suportes, cavaletes, tripés, etc.


Tela

Material: A tela é geralmente de tecido ou plástico especial com revestimentos para obter o melhor desempenho e qualidade na imagem, dependendo do projetor e ambiente. Não deve ter costura ou emenda e nem criar vinco ou ruga. Pode ser para refletir, absorver ou transmitir a luz. Como no nosso caso é para projeção frontal, a transmissão da luz através da tela, não é desejada. Um dos fabricantes mais tradicionais e fornecedora de grandes telas sem costura e também para outros fabricantes como Kikuchi do Japão, é a Stewart.

Ganho: É a medida de refletividade da luz, comparada com uma tela com camada de carbonato de magnésio ou dióxido de titânio, considerado como padrão (1.0). A medida é tomada por uma luz direcionada e refletida perpendicularmente à tela. Um ganho de 1.2 significa que a tela reflete 20% a mais do que o padrão. Pode ser positivo (maior que 1) e negativo (menor que 1). Tela com ganho muito alto poderá exibir "hot spot" que é um tipo de reflexão borrada de luz, fazendo com que uma parte da tela fique mais brilhosa do que outra. Normalmente quando aumenta o ganho, reduz o ângulo de visão. Tela com ganho positivo, é recomendada para projetores de baixa potência.

Ângulo de Visão: É a medida da distância do centro da tela, na qual ainda é possível ver a imagem na mesma qualidade de quem está no centro. Fora do ângulo de visão, a imagem fica mais escura e com cores distorcidas. Um ângulo de visão de 180°, mantém a qualidade da imagem em qualquer posição, mas acaba espalhando a luz da tela ao ambiente inteiro, e se tiver muita cor clara, acaba refletindo de volta, prejudicando a qualidade da imagem.

Contraste (branca ou cinza): Em termo de ganho, tanto o mate branco (white matte) como o mate cinza (grey matte) são iguais, mas no contraste existe a diferença por causa da aparência escura de cinza. Uma tela cinza reflete menos luz, reduzindo a luminosidade da imagem projetada e luz do ambiente, por isso o preto se torna mais escuro, o branco também se torna menos brilhoso, mas a nossa visão, devido a não linearidade, não sente muita diferença na cor branca, por isso a melhoria no contraste é sentida. Muitos fabricantes denominaram a tela cinza de "alto contraste". Telas cinzas são recomendadas para projetores mais potentes, que são capazes de produzir níveis adequados de luminosidade, onde o branco deve parecer branco à nossa visão.

Microfuros: Existem telas com microfuros, como as telas de cinema, para poder instalar caixas acústicas na parte traseira da tela, permitindo com isso a passagem do fluxo de ar.

Tamanho da tela

Conforme SMPTE (Society of Motion Picture and Television Engineers), numa tela 16:9, o espectador deve estar distante entre 2x a 4x a altura da tela, ou seja, a posição ideal é 3x. Exemplificando, se a altura da tela for de 1m, o espectador deve ficar a 3m de distância. Outros especialistas mencionam que para obter a altura ideal da tela, deve dividir o comprimento do ambiente por 4.5, ou seja, se o ambiente tiver 6m, a altura da tela deve ser de 1,33m (6/4,5). No final, tanto um como outro, o resultado não fica muito longe.

Como a altura medimos em nosso sistema métrico, e o tamanho da tela está na medida diagonal em polegadas, é necessário fazer uma conversão para encontrar o tamanho certo da tela. Para relação de aspecto 16:9, multiplique a altura em cm por 0,803 e terá o tamanho aproximado da tela. Por exemplo, se vai assistir numa distância de 3m da tela, a altura deve ser de 100cm (1m) e o tamanho da tela então será de 80 polegadas (100.0,803=80,3). Na tabela ao lado, algumas telas em polegadas e suas dimensões em cm.

Ambiente

O ambiente ideal para um Home Theater com projetor é de que seja totalmente escuro, ou seja, decoração em cores escuras para que não ocorra nenhum reflexo de luz da tela e não deve permitir a entrada da claridade externa. Para conseguir esta condição, é necessário ter um ambiente preparado exclusivamente para Home Theater, inclusive forrada acusticamente.

Como a maioria das pessoas não pode ter este luxo, o melhor mesmo é reduzir as cores claras do ambiente para minimizar o reflexo de luz e procurar reduzir a entrada da claridade ao máximo, obtendo com isso a melhoria na qualidade da imagem. Se o ambiente tem muita tonalidade clara, uma tela com ganho maior e ângulo de visão menor, irá espalhar menos luz da tela, reduzindo o efeito de luz refletida. De qualquer forma, para ter o melhor resultado na qualidade da imagem, o projetor deverá ser regulado no seu ambiente normal de uso.

Tela CinemaScope

Algumas pessoas acham que com o projetor, assistirá a um filme no formato CinemaScope (2.39:1 e filmes anteriores a 1970 são de 2.35:1), sem tarjas escuras na parte superior e inferior como no cinema e acabam decepcionando. Para um filme padrão na relação de aspecto 1.85:1 não há problema, porque é muito próximo de 16:9 (1.78:1), pois a tarja é tão estreita que praticamente é imperceptível. Diferente do HDTV, no projetor existem alternativas para poder assistir a filmes sem tarjas numa tela CinemaScope, utilizando o zoom óptico da lente do projetor ou com a utilização de lente anamórfica. Nesta linha de telas, é comum ter uma pequena curvatura, em vez de plana como as outras.

Zoom: Neste caso é bastante simples, pois é só ter a tela de projeção no formato 2.39:1, ampliar a imagem utilizando o zoom óptico da lente e posicionar o projetor para que enquadre a imagem dentro da tela, deixando as tarjas escuras fora da tela. É necessário configurar (caso seja possível) no BD Player, para que a legenda fique dentro da imagem e não na tarja. Em imagens de outros formatos, é só tirar o zoom, por isso compre uma tela do tamanho em que a imagem normal sem zoom, enquadre perfeitamente na altura.


O problema é que além de perder a luminosidade, pois está utilizando somente parte da resolução do projetor, as tarjas não são realmente escuras (ausência total de luz) e por isso acabam gerando uma certa claridade incômoda, principalmente se a superfície onde as tarjas são projetadas, tem cor clara.

Lente Anamórfica: Anamorphic Lens. Esta lente permite converter o formato da imagem 16:9 do projetor para 2.39:1 na tela, através de expansão na horizontal ou compressão na vertical. A vantagem desta lente é a eliminação das tarjas e a utilização de toda a resolução de 1.920x1.080 e a luminosidade do projetor, mas o problema é o seu alto custo (em torno de US$ 3,000.00).


Vou explicar o funcionamento, utilizando uma lente anamórfica de expansão horizontal. Posicione a imagem 16:9 no centro da tela 2.39:1. Com o recurso de formato de tela do projetor, estique (stretch) a imagem na vertical, preenchendo as tarjas. Posicione a lente anamórfica na frente do projetor, de tal modo que expanda a imagem na horizontal, preenchendo toda a tela e acertando a geometria.


Existem vários fabricantes de lente anamórfica, como por exemplo Panamorph e Isco. Na ilustração acima, lentes anamórficas do tradicional fabricante Panamorph, UH480 que custa US$ 3,495.00, UH480 montada num mecanismo de transporte motorizado ATH1 que custa US$ 2,995.00 e a lente FVX200J, exclusiva para alguns modelos de projetores D-ILA da JVC, que custa US$ 2,995.00.

Os projetores mais modernos vêm com recursos e processador de imagem que facilitam a vida de quem quer assistir a um filme numa tela CinemaScope. Além de fazer upscaling e posicionar a legenda, possuem recursos que facilitam o posicionamento da imagem e correção da imagem 16:9 que permite manter a lente anamórfica acoplada. Como exemplo, na ilustração temos o projetor EH-R4000 da Epson de 3LCD com o novo painel HTPS refletiva, Full HD, 3D Ready, 1.200 ANSI Lumens, contraste nativo de 40.000:1 e contraste dinâmico de 1.000.000:1, lente Fujinon com zoom 2.1x. O início da comercialização está prevista para final de novembro e a expectativa de preço está em torno de ¥650.000 (US$ 6,700.00). Epson Japan.

Conheça a lente anamórfica para filmagem CinemaScope em Filmadora.

Veja também:
Formato de tela e relação de aspecto
Imagem de alta definição
         



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